quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O barato sai caro

Como parte do Rio Gastronomia, evento que nos indica o melhor da culinária na cidade, está rolando nessa semana o circuito "Pelas ruas do Brasil", o que significa dizer que há quiosques espalhados pela cidade vendendo comidas típicas de diferentes regiões do país.

Quando soube que o primeiro dia oferecia no cardápio um clássico prato do Pará, o Pato no Tucupi, como boa paraense, achei que era o meu dever testar. Mas como diria minha mãe: Nada melhor do que comida de casa (feita em casa).

Foto ilustrativa.
Para a primeira frustração gastronômica do blog, você conta com a minha opinião e a de Patrícia. Curiosas e famintas, caminhamos por todo o Largo da Carioca até achar o pequeno quiosque do Rio Gastronomia montado próximo a Rua da Carioca. Lá, encontramos especificado o cardápio da semana, todo anunciado com o precinho camarada e popular de 5 reais. Como achamos baratérrimo, pedimos cada uma um prato.

O Pato no Tucupi consiste basicamente em caldo de tucupi, pato cozido e folhas de jambú. Para acompanhar, eu cresci comendo com arroz, mas o prato original é comido com farinha. Daquela amarela, bolhuda e crocante que só o Norte e Nordeste tem, e aqui no Rio, você pode achar na "Feira dos Paraíbas" em São Cristovão ou na Tacacá do Norte, no bairro do Flamengo.

Stand do Rio Gastronomia na Carioca.
No quiosquinho, achávamos que comeríamos um prato exótico e bem temperado de pato. Mas só conseguimos um aperitivo de pato ruim ou seria um aperitivo ruim de pato? Sei lá, achei ruim. O que na minha opinião, foi ótimo porque foi menos comida pra eu desperdiçar. O pato não estava saboroso e não foi bem limpo, logo estava com aquela "inhaca" de ave que não foi bem tratada antes de ser cozida. No Pará, diríamos que estava "pitiú". O tucupi podia estar mais salgadinho. Comi da folha de jambú e da farinha, quase deu pra sentir o gostinho de casa. Quase. Segundo a Pati, o prato estava "comível", mas não gostoso.

Frustradas e ainda famintas, morremos num kilo da 13 de maio que eu esqueci o nome, onde comemos bem. Comi cerca de 400/500g e paguei 10 reais.

Mas enfim, se somarmos nossos pratos de pato mais os de kilo, a contabilização da história dá título ao texto porque como quase sempre, no final das contas ou melhor, fazendo as contas, o barato sai caro!



Restaurante: Stand Rio Gastronomia
Preço: R$ 5
Avaliação Final: Péssimo

6 comentários:

  1. Fiquei bem frustrada com o Pato... =/

    Tinha tantas esperanças para esta semana de gastronomia...

    ResponderExcluir
  2. Meu mundo caiu!!! Poxa, estava toda animada em ir amanhã comer jerimum... fom fom fom!!

    ResponderExcluir
  3. Prometo testar/avaliar as barraquinhas de maçãs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se identificou aqui mas pelas Maçãs dá pra saber que foi o Rodrigo!! hahahah

      Excluir
  4. Boa Marcia! Nem sempre a gente acerta o Pato! Acho que o bom pato de hoje foi quem comeu o pato ruim. rs

    ResponderExcluir